No dia 28 de abril, após terem sido lecionados os
meios aquáticos e o relevo, realizamos uma maqueta em sala de aula, de forma a
consolidar os conhecimentos e fornecer aos alunos uma imagem tridimensional dos
conteúdos abordados, pois acreditamos que é mais fácil compreender e relembrar
quando se tem contacto com imagens/gráficos, com a realidade, ou ainda objetos
quer levados pelo professor, quer sejam criados pelos alunos.
Devido à falta de tempo, optamos por não realizar a maqueta com pasta de moldar ou com pasta de papel (como sugeria o manual), pois
demoraria a secar. Assim sendo, escolhemos usar uma placa de madeira e fazer as
formas de relevo com jornais, sendo que os alunos teriam de se lembrar dos
conceitos para darem a forma correta aos diversos constituintes e de seguida
tapar os jornais com diversos materiais coloridos para se distinguir os mesmos
e fazer os meios aquáticos.
Posteriormente colocaram-se etiquetas com os
respetivos nomes dos constituintes da maqueta.
Esta só foi terminada no dia seguinte, pois foram
adicionados alguns materiais realizados nessa aula (iremos revelar no próximo
texto que publicarmos).
Sem comentários:
Enviar um comentário