No dia 11 de maio tentamos que os alunos dessem asas
à sua imaginação”, para isso levamos dois textos introdutórios (escritos por
nós estagiários) e lemos à turma.
Um dos textos era simples e pequeno, o outro era
bastante descritivo e complexo, mas ambos podiam ter várias continuações.
De seguida pedimos a cada aluno que escolhesse um
texto e um título para esse texto, posteriormente teriam que dar uma
continuação ao mesmo. Quando todos acabassem iriam ler para toda a turma.
Ao ouvirmos as histórias percebemos a infinidade de
hipóteses de acontecimentos que cada história poderia ter, e os colegas
comentavam se realmente a história fazia sentido, se gostaram da perspetiva do
colega, e o professor dava também a sua opinião para que o aluno progredisse
cada vez mais.
Nesse dia na área da matemática aprendeu-se a
dividir por dois algarismos, onde tivemos alguma dificuldade. Agora sabemos que
começamos bem utilizando o material didático base 10 (iremos falar dele no
próximo texto), onde dividimos 100 unidades por alunos e professores (23), os
alunos diziam que teria de sobrar unidades e foi o que aconteceu, depois
realizamos a operação no quadro para os alunos compreenderem como se fazia a
divisão. Contudo, compreendemos que devíamos ter dado mais exemplos com o
material e, posteriormente, utilizar outro método mais recente, pois o que
utilizamos deixou os alunos um pouco confusos. Ao longo dessa semana os alunos
começaram a perceber como resolver a operação chegando aos resultados corretos.
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