sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Português e matemática

    No dia 11 de maio tentamos que os alunos dessem asas à sua imaginação”, para isso levamos dois textos introdutórios (escritos por nós estagiários) e lemos à turma.
    Um dos textos era simples e pequeno, o outro era bastante descritivo e complexo, mas ambos podiam ter várias continuações.


    De seguida pedimos a cada aluno que escolhesse um texto e um título para esse texto, posteriormente teriam que dar uma continuação ao mesmo. Quando todos acabassem iriam ler para toda a turma.
    Ao ouvirmos as histórias percebemos a infinidade de hipóteses de acontecimentos que cada história poderia ter, e os colegas comentavam se realmente a história fazia sentido, se gostaram da perspetiva do colega, e o professor dava também a sua opinião para que o aluno progredisse cada vez mais.

    Nesse dia na área da matemática aprendeu-se a dividir por dois algarismos, onde tivemos alguma dificuldade. Agora sabemos que começamos bem utilizando o material didático base 10 (iremos falar dele no próximo texto), onde dividimos 100 unidades por alunos e professores (23), os alunos diziam que teria de sobrar unidades e foi o que aconteceu, depois realizamos a operação no quadro para os alunos compreenderem como se fazia a divisão. Contudo, compreendemos que devíamos ter dado mais exemplos com o material e, posteriormente, utilizar outro método mais recente, pois o que utilizamos deixou os alunos um pouco confusos. Ao longo dessa semana os alunos começaram a perceber como resolver a operação chegando aos resultados corretos.

Sem comentários:

Enviar um comentário