segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A luz

    No dia 12 de maio falamos sobre a luz na sala de aula. Primeiro começamos por fazer perguntas aos alunos sobre a luz. De seguida começamos a falar sobre objetos opacos, translúcidos e transparentes dando alguns exemplos e perguntando aos alunos mais exemplos, de forma a perceber se os alunos estariam a compreender os conceitos.
    Quando se falou no conceito opaco, os alunos disseram que nós também éramos “opacos” porque a luz não passava, e chegaram à conclusão que os objetos opacos, quando estão diante de uma luz formam uma sombra.
    Para demonstrar um pouco esse raciocínio chamamos alguns alunos ao quadro para fazerem algumas sombras com as mãos, cada um fez o que soubesse fazer (vocês também poderão fazer, deixamos-vos aqui algumas formas para fazer sombras).

     De seguida falamos a reflexão, dando exemplos comum espelho e uma colher, pois reflete a imagem de uma forma diferente devido à sua superfície não ser plana, e na refração utilizando um recipiente com água e um lápis metade dentro de água, onde verificaram que a refração é quando a luz passa de um meio para outro, neste caso a luz passou do ar para a água, o que dava a sensação que o lápis estava torto/partido.

    Para finalizar fizemos uma experiência para que os alunos compreendessem como se forma um arco-íris, visto que a luz branca, neste caso luz do sol, ao atravessar a água divide-se em várias cores.
  • Pegue num recipiente e encha-o com água.
  • Coloque-o junto a uma janela, para que entre a luz do sol.
  • Coloque um espelho na água como mostra a imagem.
  • Rode o espelho devagar para que a luz reflita no espelho.
  • Quando a luz refletir no espelho, irá formar-se um arco-íris.

    Tentem também em casa e façam o vosso arco-íris.


Sem comentários:

Enviar um comentário