quinta-feira, 23 de abril de 2015

O que fizeram os alunos no dia 13 de abril?

    Os alunos neste dia estavam bastante empolgados e queriam mostrar aos seus colegas algumas rochas (conteúdo abordado na semana anterior pela professora Cristina), que tinham trazido de casa, no entanto começaram o dia por rever alguns tempos verbais em Português. Primeiro dialogaram com a estagiária quais os tempos verbais que conheciam e foram formulando algumas frases, de seguida registaram, no quadro interativo, frases inventadas por eles, e por fim escreveram o verbo sorrir no caderno diário nos tempos verbais que conheciam, posteriormente corrigido em grupo no quadro e realizaram uma ficha de trabalho. Assim se passou a manhã, mas ainda havia muito a fazer.









    Após o almoço, como os alunos estavam sempre a pedir para mostrar as rochas, a estagiária deixou que o fizessem, logo cada aluno que tinha trazido rochas, levantava-se e mostrava as rochas individualmente explicando algumas características que conheciam, bem como os nomes das mesmas.

    Posteriormente iniciou-se um diálogo entre os alunos e a estagiária sobre as medidas de massa (quilograma) e as diversas formas de saber a medida de massa exata de um material, para isso os alunos puderam visualizar uma balança de pratos, duas balanças de cozinha (uma digital e outra de mola) e ainda uma balança digital grande.

    Para explicar o que era um quilograma, meio quilograma, um quarto de quilograma e três quartos de quilograma, utilizou-se as balanças de cozinha e um saco de arroz. Este foi dividido em sacos de forma a obter as diversas medidas anteriormente referidas. De seguida, fizeram alguns exercícios e no fim da aula alguns alunos foram pesados e registados os valores no quadro, os outros alunos só foram pesados na aula seguinte, pois não houve tempo para realizar a pesagem de todos neste dia.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Trabalho da Páscoa

     A atividade aqui apresentada foi uma das muitas que tínhamos pensado para a Páscoa, mas achamos que esta seria a mais indicada. Consistiu na elaboração de um pinto, com amêndoas dentro, como mostramos de seguida na imagem.





     Para a realização desta tarefa são necessários vários materiais como o papel eva, cola para papel eva, pequenos olhos de plástico e um rolo de fita. Depois de todos os moldes recortados, apenas colamos todas as peças e deixamos secar. No final colocamos amêndoas em cada um. É uma atividade que requer algum tempo, mais concretamente no recorte de todos os moldes, mas achamos que o resultado final é bastante compensatório. 
     Além disso, enfeitamos o teto da sala de aula com alguma decoração relacionada com a Páscoa. Estes enfeites não foram elaborados por nós, já existiam guardados na sala de aula, nós só os ajudamos a colocar no teto.



Dia do Pai

     A atividade do dia do pai foi pensada para ser algo útil e simples para o uso no dia-a-dia. A atividade consistiu numa gravata de madeira que tinha como finalidade o arrumo de gravatas, cintos, lenços, entre outros acessórios. A acompanhar a prenda, foi feito também um postal em forma de coração com uma gravata, onde os alunos escreveram um poema.










     Para a realização do postal foram necessários alguns tipos de cartolinas, umas lisas como podem ver na imagem e outras com padrões, para as gravatas. Foi ainda necessário botões para decoração.
     No que diz respeito às gravatas, foi necessário madeira, tintas e marcadores para escrever em madeira.

     Não é uma atividade fácil, mas achamos que é bastante útil, que era o nosso objetivo.

sábado, 11 de abril de 2015

Semana da Leitura: Contos

     No âmbito da Semana da Leitura (16 a 18 de março), decidimos fazer esta atividade, no dia 16, que tem como finalidade cimentar o gosto pela leitura nos nossos alunos, bem como incentivá-los à leitura de livros.
    A atividade consistia em apresentar várias histórias infantis, em formato de livro digital, com som, que cativa bastante a atenção dos alunos. As histórias que escolhemos foram “O lápis do André”, de Inês Pupo, “A princesa malcriada”, de Mariana Magalhães, “Onde estão os meus óculos”, de Rosário Alçada Araújo e “O dia em que o galo não acordou”, de Rosário Alçada Araújo, que podem ser consultadas neste link: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/.
    No final de cada história, debatíamos de forma breve as ideias essenciais, de forma a ficarem esclarecidos todos os pontos. De seguida pedimos aos alunos para escolherem uma história e para modificarem o final da mesma. Terminada esta tarefa, cada aluno apresentava a sua história, modificada. A atividade foi bastante interessante, os alunos mostraram empenho e motivação, mas podemos notar também que mostraram bastante criatividade na modificação da história escolhida, sendo assim uma boa atividade para realizar na semana da leitura ou dentro de outro contexto.



   










   Além desta atividade, no dia 17 os alunos levaram um livro que estavam a ler ou um texto do manual de que gostavam muito e leram para toda a turma, à medida que terminavam a leitura os outros colegas de turma, e as professoras, tinham a oportunidade de dar a sua opinião sobre a leitura e sobre o excerto lido. Como são vários alunos, e os livros eram grandes, só podiam ler 2 páginas à escolha, o que suscitava mais curiosidade aos colegas e na maioria das vezes comentavam que gostariam de ler essa mesma história. Esta atividade além de incentivar à leitura, como a anterior, também permitia aos alunos fazerem uma heteroavaliação.