sábado, 22 de agosto de 2015

Visita de estudo a Alijó, Pedras Salgadas e Chaves

    No dia 22 de abril realizamos uma visita de estudo a três localidades: Alijó, Pedras Salgadas e Chaves.
    Em Alijó fomos visitar a empresa Papel D’Ouro para que os alunos contactassem com o fabrico do papel e seus derivados a partir de desperdícios da indústria têxtil, mais concretamente, de fibras de algodão. O trapo é moído, triturado e transformado em pasta de papel devido à adição de água, ao longo desse processo não se adiciona qualquer aditivo químico, como corantes ou branqueadores, sendo que a cor das folhas dependerá da cor das fibras de algodão.
    Os alunos tiveram oportunidade de ouvir a história do papel, ver as máquinas por onde se fazia o papel e onde as folhas secavam, tiveram também oportunidade de ver e comprar alguns produtos elaborados na fábrica.


    Os alunos tiveram oportunidade de fazer uma folha A5 em papel verde cada um, deixando uma marca que identificava quem a fez, que depois foi enviada para a escola e oferecida aos alunos.


    Em Pedras Salgadas, após o almoço, visitamos o parque que possui uma bela história e belas paisagens que tivemos oportunidade de ver e as fontes termais que nos cederam o acesso, estas estão disponíveis para todos usufruírem mediante pagamento para diversos tratamentos. Foi-nos possibilitado ainda provar a água provinda de uma nascente, sendo que a água já tinha gás sem qualquer tratamento.













    Posteriormente visitamos a fábrica das Pedras Salgadas, onde os alunos tomaram conhecimento do funcionamento de uma linha de montagem.
    A última parte da viagem realizou-se em Chaves onde visitámos o parque termal de Chaves e visualizamos uma espécie de fonte onde saía água de origem vulcânica a altas temperaturas.
 














    No nosso ponto de vista, as visitas de estudo além de proporcionar aos alunos vários conhecimentos, inclusive dar a conhecer o património nacional, fortalece a relação professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno, o que favorece todo o ensino.


Sem comentários:

Enviar um comentário