No âmbito da Semana da Leitura (16 a 18 de março), decidimos
fazer esta atividade, no dia 16, que tem como finalidade cimentar o gosto pela
leitura nos nossos alunos, bem como incentivá-los à leitura de livros.
A atividade consistia em apresentar várias histórias
infantis, em formato de livro digital, com som, que cativa bastante a atenção
dos alunos. As histórias que escolhemos foram “O lápis do André”, de Inês Pupo,
“A princesa malcriada”, de Mariana Magalhães, “Onde estão os meus óculos”, de
Rosário Alçada Araújo e “O dia em que o galo não acordou”, de Rosário Alçada
Araújo, que podem ser consultadas neste link: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/.
No final de cada história, debatíamos de forma breve as ideias
essenciais, de forma a ficarem esclarecidos todos os pontos. De seguida pedimos
aos alunos para escolherem uma história e para modificarem o final da mesma. Terminada
esta tarefa, cada aluno apresentava a sua história, modificada. A atividade foi
bastante interessante, os alunos mostraram empenho e motivação, mas podemos
notar também que mostraram bastante criatividade na modificação da história
escolhida, sendo assim uma boa atividade para realizar na semana da leitura ou
dentro de outro contexto.
Além desta atividade, no dia 17 os alunos levaram um livro
que estavam a ler ou um texto do manual de que gostavam muito e leram para toda
a turma, à medida que terminavam a leitura os outros colegas de turma, e as
professoras, tinham a oportunidade de dar a sua opinião sobre a leitura e sobre
o excerto lido. Como são vários alunos, e os livros eram grandes, só podiam ler
2 páginas à escolha, o que suscitava mais curiosidade aos colegas e na maioria
das vezes comentavam que gostariam de ler essa mesma história. Esta atividade
além de incentivar à leitura, como a anterior, também permitia aos alunos
fazerem uma heteroavaliação.
Sem comentários:
Enviar um comentário