terça-feira, 31 de março de 2015

Cartaz dos animais

    Quando surgiu o tema animais nas nossas aulas, decidimos testar os conhecimentos dos alunos com uma atividade.


    A atividade consistia num cartaz dividido em sete colunas, correspondendo às diversas classes dos animais afixado no quadro para que todos os alunos conseguissem visualizar e à sua volta foram colocadas diversas imagens de animais. Posteriormente os alunos foram chamados um a um para escolherem um animal e colocarem na classe correspondente, e sempre que um animal era colocado numa classe, os outros colegas tinham a oportunidade de dizer se estava correto ou não.
    Quando diziam que não estava correto, primeiro discutia-se quais os fatores que incitavam ao aluno dizer que estava incorreto e quais os aspetos que o aluno, que esteve no quadro, considerou para classificar o animal quanto às classes, e se realmente não estivesse correto, um dos alunos ia ao quadro e colocava na classe correta. Antes de se avançar para outro animal teve-se sempre em consideração as dúvidas dos alunos, onde os colegas tentavam explicar de forma a retirar essas mesmas dúvidas.

    Depois do cartaz estar concluído, foram realizadas algumas questões oralmente sobre a deslocação, e locomoção desses mesmos animais.

Visita ao Palácio de Mateus

     No passado dia 10 do presente mês, realizamos com a turma uma visita de estudo ao Palácio de Mateus, em Vila Real. A visita tinha como objetivo permitir aos alunos o contacto com monumentos da região, sendo este de estilo barroco possibilitando a compreensão de algumas das características desse mesmo estilo.
     Esta visita decorreu durante a manhã, onde encontramos um dia fantástico para a visita, tanto ao interior do Palácio como ao exterior, mais concretamente aos jardins e ao grande lago, onde os alunos puderam desfrutar ao máximo destes espaços.
















      A visita ao interior decorreu dentro da normalidade, os alunos mostraram bastante interesse pelos espaços vistos, mas também por peças históricas únicas, ficando bastante curiosos com as mesmas, fazendo várias questões sobre as mesmas.



    No final da visita, foi possível verificar que esta foi bastante proveitosa, visto que os alunos mostraram bastante conhecimento num trabalho realizado nessa mesma tarde.




     Além disso, para trabalho de casa os alunos realizaram um texto onde falavam sobre a visita de estudo e constatamos que todos os alunos salientaram os jardins e alguns pormenores das peças existentes no interior do Palácio, dando mais relevância às armas, quadros, armas e aos dois volumes do livro “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões expostos na biblioteca do Palácio.






Visita à Kidzania

      No dia 4 de março, ainda estávamos em observação, fomos à Kidzania (que se encontrava no Shopping em Vila Real). Apesar de ainda não estarmos em observação, e não termos sido nós a programar esta visita, resolvemos relatar-vos o que aconteceu pois achamos interessante esta pequena visita e que permitiu aos alunos divertirem-se e desenvolver alguns conhecimentos e capacidades.
      Quando chegamos, a turma foi dividida em dois grupos e realizaram um desenho, cada grupo, onde teriam de representar a Kidzania, este desenho servia para entrarem num concurso em que o prémio seria uma visita gratuita à Kidzania em Lisboa (ainda não foram apurados os vencedores).



     Como podem ver pelas imagens, apenas este desenho contribui para as crianças desenvolverem a sua criatividade, espírito de equipa, alguma competição também, entre outras capacidades. Posteriormente a turma foi dividida em três grupos, onde cada grupo experimentou duas profissões.

     Uma das coisas que nós achamos muito interessante foi a interação que havia entre as profissões, por exemplo os “Policias” andavam pelos restantes espaços para ver se estava tudo em ordem, e ao trabalharem recebiam algum dinheiro que no fim poderiam trocar por uns lápis, desenvolvendo assim a capacidade de compreender o valor do dinheiro.
    Assim sendo, as aulas não têm de ser sempre no mesmo espaço (sala de aula), pois também é possível aprender com tudo o que nos rodeia, às vezes aprende-se melhor quando se experimenta (na prática) do que teoricamente.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Por que motivo criar um blog?

       A realização do blog foi-nos proposta por uma professora numa aula, no entanto não era obrigatória. Esta ideia tinha como principal função inovar o ensino, dar conhecimento, mais recorrente aos pais, dos trabalhos que os seus filhos realizam na sala de aula, contudo, nós, estagiários de uma turma de terceiro ano, tínhamos outras ideias na conceção do blog, pois pretendemos divulgar as atividades realizadas pelos alunos, dar a conhecer, não só aos pais, mas a todas as pessoas que queiram acompanhar o blog que é possível ensinar com algumas brincadeiras, jogos e atividades diversificadas, dentro e fora da sala de aula.
       Além disso, temos um objetivo com este blog, que só será possível realizar com a ajuda de todas as pessoas que sigam o blog e também com a ajuda de algumas marcas. Para isso iremos esforçar-nos ao máximo, tanto na aprendizagem dos alunos, como aqui no blog a publicar o que fizemos e a responder aos comentários que possam fazer.